Eu já conhecia a Liberdade pelas lanternas, restaurantes, mercados e pelo movimento constante das ruas. Mas naquele 11 de setembro de 2026 eu fui para o bairro com outra proposta: não apenas caminhar por ele, mas tentar entender como aquela identidade japonesa se formou no coração de São Paulo.
Participei do Vai de Roteiro, e isso mudou bastante a experiência. Caminhar com um grupo e ouvir as explicações durante o percurso faz com que detalhes que normalmente passariam despercebidos começassem a ganhar significado. Aos poucos, a Liberdade deixou de ser apenas cenário e passou a funcionar como uma espécie de documento histórico a céu aberto.
Em determinado momento chegamos ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, na Rua São Joaquim. Foi aí que o passeio ganhou outra dimensão. Eu imaginava encontrar objetos relacionados à chegada dos japoneses ao Brasil, mas descobri um acervo muito mais amplo, que começa antes mesmo da imigração.
Logo no início encontrei uma linha histórica sobre o próprio Japão. Períodos, transformações políticas, religião, arquitetura e sociedade apareciam como uma preparação para compreender quem eram aquelas pessoas que, séculos depois, deixariam o arquipélago para construir uma nova vida do outro lado do mundo.
Depois vieram peças que imediatamente remetem ao Japão tradicional. Caligrafias, pinturas, armaduras e objetos militares criavam uma mudança de atmosfera. Ver uma armadura de samurai a poucos centímetros de distância foi muito diferente de vê-la em fotografias ou filmes. A quantidade de pequenas peças, amarrações e detalhes deixa evidente que aquilo era ao mesmo tempo proteção, símbolo e identidade.
As espadas e demais objetos do período também chamaram minha atenção. É muito fácil reduzir a imagem do Japão ao samurai, mas o próprio museu evita esse caminho. A cultura militar aparece apenas como uma parte de uma história muito maior.
E então a narrativa muda completamente.
Os navios começam a aparecer.
Foi provavelmente uma das partes mais importantes da visita para mim. Diante das maquetes e registros das embarcações, comecei a pensar menos em “imigração” como conceito histórico e mais nas pessoas que realmente fizeram aquela viagem. Famílias inteiras atravessaram o oceano sem saber exatamente o que encontrariam quando chegassem.
A exposição passa então para o cotidiano dos primeiros imigrantes. O trabalho agrícola ocupa um espaço enorme nessa história. Fotografias, ilustrações, ferramentas e documentos mostram o esforço necessário para estabelecer colônias e transformar terras em lugares onde fosse possível reconstruir uma vida.
Uma das coisas interessantes foi perceber como esse processo ocorreu longe da imagem urbana que hoje associamos à comunidade japonesa. Antes da Liberdade repleta de restaurantes e lojas existiram agricultores, pequenas comunidades, cooperativas e cidades do interior paulista profundamente ligadas à imigração.
Até a fauna brasileira aparece nessa narrativa. Em uma parte da exposição encontrei uma montagem com animais que representavam aquele ambiente completamente novo para muitos imigrantes. Pode parecer um detalhe, mas ajuda a imaginar o choque cultural e ambiental de alguém que saiu do Japão e chegou ao interior do Brasil no começo do século XX.
Continuei caminhando e a exposição começou a mostrar outro momento: a comunidade já não estava apenas tentando sobreviver. Ela estava se organizando. Cooperativas agrícolas, associações, escolas, instituições assistenciais e organizações culturais começaram a ocupar espaço.
Foi quando percebi que o museu não conta apenas a história de japoneses que vieram ao Brasil. Ele mostra o nascimento gradual de uma comunidade nipo-brasileira.
Esse processo fica ainda mais evidente nas partes dedicadas às relações entre Brasil e Japão. Fotografias de visitas oficiais, projetos econômicos, empresas e comemorações mostram como uma história iniciada por famílias de imigrantes acabou se transformando também em uma relação entre dois países.
Um painel sobre a visita do príncipe Takahito Mikasa e da princesa Yuriko, em 1958, chamou especialmente minha atenção. A visita aconteceu durante as comemorações dos cinquenta anos da imigração japonesa e mostra como aquela comunidade já havia alcançado uma importância muito diferente daquela dos primeiros anos.
Mas algumas das peças que mais me fizeram parar não eram as grandes armaduras ou os objetos cerimoniais. Eram objetos comuns.
Ferramentas de trabalho, documentos, livros, revistas, utensílios domésticos, câmeras, ferros de passar e pequenas lembranças preservadas nas vitrines fazem a história parecer muito mais próxima. São coisas que alguém utilizou, guardou e decidiu preservar. Quando colocadas juntas, deixam de ser objetos comuns e passam a funcionar como fragmentos de vidas.
Também gostei de perceber como o museu acompanha a transformação da identidade japonesa no Brasil. Depois de agricultura, trabalho e integração social, surgem esporte, educação, empresas e cultura. Judô, beisebol e outras modalidades mostram uma influência que ultrapassou a própria comunidade japonesa.
Até chegar a uma parte que, para quem cresceu no Brasil nas últimas décadas, é praticamente impossível visitar sem reconhecer alguma coisa.
Anime, mangá e tokusatsu.
De repente apareceram Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Sailor Moon, Ultraman, revistas, brinquedos, capacetes, personagens e várias referências da cultura pop japonesa. Depois de passar por navios, contratos de trabalho e ferramentas agrícolas, encontrar aquele universo foi quase como chegar ao último capítulo de uma história.
Foi uma das partes mais divertidas para mim. Tirei foto com o Ultraman, parei diante das vitrines de tokusatsu e fiquei observando personagens que fizeram parte da infância de muita gente no Brasil. Mas depois de percorrer todo o museu, aquilo ganhou outro significado.
Esses personagens não chegaram aqui isoladamente.
Eles são parte de uma relação cultural construída durante mais de um século.
Quando cheguei ao grande mural e tirei uma das últimas fotos da visita, senti que estava olhando para a Liberdade de outro jeito. Eu havia começado o passeio conhecendo um bairro famoso de São Paulo e estava terminando entendendo um pouco melhor as pessoas que ajudaram a construí-lo.
Foi isso que mais gostei no Vai de Roteiro: ele me fez perceber que caminhar por uma cidade também pode ser uma forma de estudar história.
Depois dessa visita, a Liberdade continuou tendo lanternas, restaurantes, lojas de anime e aquele movimento característico que eu já conhecia. Mas ganhou outra camada.
Agora, quando penso no bairro, também lembro dos navios, dos agricultores, das ferramentas, das famílias, das cooperativas, dos documentos e das gerações que precisaram construir um espaço para que tudo aquilo que vemos hoje pudesse existir.
No fim, fui conhecer melhor a Liberdade.
E acabei viajando mais de cem anos no tempo sem sair de São Paulo.


